Pinheiro Multissecular – RS

O pinheiro araucária é um dos principais símbolos do sul do Brasil. Essa árvore que já existe há cerca de 200 milhões de anos, conviveu com os dinossauros e continua entre nós até hoje, porém, depois da ação humana, está em risco de extinção (referência).

Depois de um vasto desmatamento da mesma pela indústria madereira e população local, diferentes órgãos e governos declararam proibido o corte do pinheiro araucária (exemplos, SC, 1997  e PR, 1995)

Na região da Serra Gaúcha há dois pinheiros multisseculares, um localizado em Canela (Parque Pinheiro Grosso) e outro em Nova Petrópolis (Pinheiro Multissecular).

Sendo Canela uma cidade mais conhecida pelos turístas, o Parque Pinheiro Grosso é mais conhecido e visitado. Quando visitamos a cidade o parque estava fechado para reformas. Mas, segundo as fotos e informações que encontramos online (vide abaixo), não é possível se aproximar do pinheiro e tocá-lo. Além de ter que disputar lugar pra fotos com outros visitantes nos períodos de alta temporada.

mirante-do-pinheiro-grosso-canela
Plataforma construída ao redor do Pinheiro Grosso, Canela. Fonte da imagem: https://www.viagensecaminhos.com/2017/01/maior-araucaria-do-mundo-parque-do-pinheiro-grosso-canela.html

Já o Pinheiro Multissecular da cidade de Nova Petrópolis não é tão conhecido. Sua idade, espessura e altura são similares ao do pinheiro do Parque Pinheiro Grosso, como vocês podem ler nesses links:

Informações Parque Pinheiro Grosso

Informações Pinheiro Multisecular

Resumindo, ambos tem cerca de 800 anos de idade, 45 metros de altura e espessura/circunferência de 7,5 metros (cerca de 6 pessoas adultas dando as mãos para contorná-lo).

O site acima diz que o pinheiro do Parque Pinheiro Grosso é o maior do mundo e que é preciso cerca de 12 pessoas dando as mãos para dar a volta nele. Essas informações são duvidosas, pois as placas do Pinheiro Multissecular dizem 48m de altura enquanto o do Pinheiro Grosso dizem 42 metros. Não achamos uma sinalização específica da espessura/circunferência do Pinheiro Multisecular, mas acreditamos que sejam bem semelhantes. Pois vimos uma foto de 7 pessoas adultas dando as mãos para dar a volta no Pinheiro Multissecular (abaixo), e a placa do Pinheiro Grosso diz 7,5 metros. Ou seja, cada adulto tem uma média de comprimento dos braços de 1,50m, assim, cercamente 6-7 pessoas adultas conseguiriam dar a volta no Pinheiro Grosso, assim como o Pinheiro Multissecular, e não 12 conforme é anunciado.

pinheiro multisecular
Sete pessoas abraçando o Pinheiro Multissecular, Nova Petrópolis. Fonte da foto: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/int_empresa.php?tipo=5&id=148

 

Enfim, esse texto vem comparar ambos os parques e dizer que as duas são ótimos pontos de visitação.Vale a pena conhecer!

Uma curiosidade trazida pelo blog Viagens e Caminhos, é que nós poderíamos ter uma região enorme com pinheiros multiseculares, mas eles não sobreviveram a era madereira. Este site informa que o Pinheiro Grosso foi refeitado pela empresa madereira pois seu tronco apresentava “defeitos”, bifurcações em seu tronco. Percebemos características similares no Pinheiro Multisecular. Sorte de todos nós que podemos conhecer esses maravilhosos sobreviventes!!!

Essas são as fotos que tiramos, imagens que levaremos com carinho em nossa memória:

20171207_102749
Pinheiro Multissecular, Nova Petrópolis

20171207_103007

 

 

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s