Primeira parada – Serra Gaúcha

À 500 km de casa, tudo ainda é muito familiar.

Na verdade quando eu tinha uns 15 anos descobri que eu era mais Gaúcha do que Catarina! hahaha Vou resumir a história, recebi por email um “dicionário Gaúcho” e eu sabia todas as palavras. Dai juntei os pontos e percebi a forte influência. Nasci no interior de SC, Imbuia. Minha família adora um chimarrão e um churrasco (tínhamos um freezer só para carnes – pra vocês terem uma noção). Duas coisas sagradas, chimarrão todos os dias e churrasco todos os domingos. Agora eu já não sigo essas tradições à risca, mas fui criada assim. Meus avós paternos tinham 5 filhos homens e formaram um time de futebol e qual era o nome do time? Internacional. Viram? Sou mais Gaúcha que Catarina! rsrs

jogadores
Arquivo pessoal: time Internacional, Família Erat de Imbuia, Nova Alemanha

Nós nos hospedamos em Caxias do Sul. E fomos visitar Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Dessa nossa primeira parada quero destacar as seguintes atividades:

Canela

Ecoturismo: Cachoeira Caracol e Ecoparque Sperry (mais informações aqui).

Acendimento das luzes de Natal na Igreja de Pedra.

20171202_125010
Cachoeira Caracol, Canela
20171206_214533
Acendimento das luzes de natal, Catedral de Pedra, Canela

Gramado

Há muitos restaurantes gostosos. Comemos um café colonial no restaurante Torres e gostamos bastante. Eles servem toda a comida quentinha na sua mesa, ao invés do serviço de buffet.

20171126_122911
Café colonial servido na mesa, Restaurante Torres, Gramado

A arquitetura de Gramado é muito bonita. Mas não há muito o que se fazer de ecoturismo, que é o que gostamos. Nenhum dos parques temáticos nos atraiu. A Snowland é legal para quem não conhece a neve ou não tem condições financeiras de ir até um Ski Resort. Para quem conhece não tem graça, é muito pequeno. Achamos interessante o bar de gelo, até olhamos preços e fotos. Mas você só pode ficar 20 min dentro do bar… Todos os parques construídos por lá na verdade nos parecem “tourist traps”, armadilhas para turistas. Então para nós a cidade de Canela tem um apelo muito maior do que Gramado, amamos.

Algo interessante para se fazer no centro de Gramado é visitar a fonte do amor eterno. Fica atrás na igreja de pedra, meio escondidinha. Uma fonte onde você pode colocar deixar um cadeado simbolizante a relação com alguém especial. Infelizmente temos a hipótese de que alguém cortou cadeados mais antigos para dar lugar aos mais novos, pois em 2015 haviam pessoas “reclamando” no tripadvidor que não havia mais lugar para adicionar cadeados à fonte e agora, 2017 quando fomos visitar, tem bastante espaço para novos cadeados… no mínimo curioso.

Na nossa opinião o acendimento das luzes de natal de Canela foi mais bonito. Mas o de Gramado foi mais bem elaborado. O de Gramado apelou para emoção (eu chorei, novidades, sou chorona, mas em minha defesa ví várias pessoas chorando rsrs). Em Gramado eles criam uma história, interagem com o público, pedem interação. O cenário e figurino dos atores é perfeito. Som alto e até neve falsa eles jogam sobre o público, eles criam um momento mágico. Em Canela eles usaram a linda estrutura da igreja pra fazer um show de luzes. Ficou maravilhoso, mas distante do público, sem emoção, história ou interação. A música podia ser mais alta (pois o som se espalha, o espaço é muito aberto) e a apresentação é toda automatizada, não tem ninguém lá “recebendo” você ou falando com você. Mas ambas valem muito a pena. Não sei como a apresentação de Canela não é mais divulgada, é linda!!

Vou deixar uns links de vídeos pra vocês conferirem:

Nosso registro do natal na Serra Gaúcha 2017

Acendimento luzes de natal Gramado, 2017

Acendimento das luzes de natal Canela 2017 – começa a partir do segundo minuto.

O melhor de Gramado é isso na nossa opinião, a comida e o show de natal.

Ah, eu não poderia deixar de dizer que a estrada é um charme, lindo trajeto. Faz parte da Rota Romântica (mais informações aqui).

20171126_161301
Rota romântica, Serra Gaúcha

Nova Petrópolis

Aqui há um pinheiro araucária quase milenar! Enorme e lindíssimo (mais informações aqui).

20171207_102837.jpg
Pinheiro Multissecular, Nova Petrópolis

Na cidade de Caxias do Sul há 3 locais que gostamos de conhecer: a estação férrea (há muitos bares e restaurantes no local. Fomos no Mississipi Delta Blues, comida e música maravilhosas! Super recomendamos); o Parque dos Macaquinhos (Parque Getúlio Vargas) e a Igreja de São Pelegrino. Fotos abaixo =)

Essa foi nossa primeira parada, já começamos bem! Ótimas experiêcias com Airbnb, comidas deliciosas, visuais fantásticos e um lindo show de natal.

IMG_20171206_150042391-EFFECTS.jpg
Igreja São Pelegrino, Caxias do Sul
IMG_20171206_150339908.jpg
Igreja São Pelegrino, Caxias do Sul

 

IMG_20171206_154005620.jpg
Parque dos Macaquinhos, Caxias do Sul
20171130_223943.jpg
Mississipi Delta Blues, Estação Férrea, Caxias do Sul

 

Programação de natal de Canela 2017 – o mais interessante é o acendimento das luzes de natal na Capela de Pedra, que acontece todos os dias as 21 e 22h e dura cerca de 15 minutos.

 

Programação de natal Gramado 2017. O acendimento das luzes de natal é as 20:30h. Há algumas apresentações culturais (em grande parte músicos) na rua coberta, que é uma espécie de praça de alimentação e um desfile de natal que são gratuitos. As demais atrações são pagas.

Vale a pena visitar o acendimento das luzes de natal nas duas cidades, Canela e Gramado.

 

 

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s