Recoleta – Buenos Aires

Recoleta é o nome de um bairro em Buenos Aires, e também o nome de uma das principais atrações turísticas da cidade, o Cemitério de Recoleta.

Quando eu ví que um cemitério era atração turísta eu pensei: credo gente, a que ponto chegou a sede insaciável do turista por algo o que fazer?! Um cemitério? Que bizarro.

Mas ao fazer uma buscar por imagens ví que o tal cemitério poderia muito bem ser considerado uma galeria de arte. Muitas esculturas e imponentes tumbas compõem a ostentação pós-morte das celebridades e ricaços da cidade (não deixa de ser um cemitério e um tanto creepy). É também onde está enterrada, bem… é um cemitério acima da terra, então tecnicamente não tem ninguém enterrado… mas é onde está os restos corporais da Evita Perón, uma das figuras mais adminiradas do país.

Decidi ir conhecer o local. O tamanho das tumbas é algo impressionante, cerca de 2m de altura e algumas com mais de 3m. A tumba mais antiga que ví datava de 1832.

 

 

A maioria tinha esculturas sacras, mas havia também busto com homenagens (políticos e militares) ou até esculturas em tamanho real da própria pessoa.

 

 

Nessa fotografia é possível ver que os caixões ficam acima da terra:

IMG_1368.jpg

Algumas esculturas simbolizando a dor e a perda.

 

 

Foi um passeio silencioso, de introspecção sobre o significado da morte nas diversas culturas ao longo do tempo e também das perdas pessoais ao longo da minha vida.

IMG_1372.jpg

Quando lí as avaliações dos visitantes do Tripadvisor, a maioria absoluta dizia que encontrar o túmulo de Evita Perón foi mais difícil do que eles haviam pensado. Quando cheguei lá resolvi: vou primeiro procurar o bendito e depois explorar o resto. Mas estou convencida de que as pessoas que acharam difícil encontrar o túmulo da Evita não perceberam que há um mapa logo na entrada, no lado esquerdo (só há uma entrada). Com esse mapa é super fácil, levei menos de 5 min. Vou postar o mapa abaixo com uma breve explanação para ajudar os próximos visitantes. Outra questão que pode ter confundido os visitantes que demoraram para encontrar é que eles talvez não saibam o nome completo da pessoa que procuravam. Evita é um apelido carinhoso e Perón é o sobrenome do marido. Evita foi colocada junto com sua família, de sobrenome Duarte. Há várias placas de metal com homenagens falando de “Evita” e “Evita Péron”, mas o túmulo é conforme foto abaixo:

 

IMG_1357.jpg
Túmulo de Evita Perón ainda recebe flores, mesmo depois de 60 anos após sua morte

Essas são as mensagens deixadas em homenagem à ela:

Mensagens em homenagem à Evita Perón

IMG_1359.jpg

Mensagens em homenagem à Evita Perón

IMG_1361.jpg

IMG_1363.jpg

IMG_1364.jpg

 

IMG_1349.jpg
Mapa de onde está o túmulo de Evita Péron

Pelo mapa já dá para ver que o cemitério é gigante. Mas, podemos dizer que há passagens estreitas e passagens largas entre os túmulos. As estreitas eu chamarei de “ruas” e as largas de “avenidas”. Para chegar ao túmulo de Evita é simples: após a entrada, você vai pegar a segunda avenida à esquerda, andar até seu fim. Virar à direita na avenida que a primeira desenboca. Continuae caminhando até perceber uma avenida indo para a esquerda, e após ela conte –  é a segunda rua à esquerda. Você já vai avistar o túmulo de Evita e o identificará, pois há flores e há as placas de homenagem. Quando você estiver fisicamente lá vai ver como é obvio distinguir entre uma rua e uma avenida (a rua é o espaço de uma ou duas pessoas passarem lado a lado e a avenida daria para passar umas 5 pessoas lado a lado). Vou postar uma nova foto com o caminho em destaque:

mapa tumulo evita
Mapa com sugestão de como chegar ao túmulo de Evita Perón

Comparado com os outros túmulos, minha opinião é que o da Evita é simples e modesto, talvez algo mais de acordo com seus valores. Foi uma visita bem interessante. Logo na mesma rua do cemitério há um centro cultural, uma igreja antiga e um parque que tem uma ótima feira aos domingos. Há várias opções de restaurante na quadra e uma das livrarias mais bonitas do mundo fica algumas quadras dali. Então já dá um dia cheio de coisas legais para explorar. Planeje cerca de 1h para visitar o cemitério. No verão eles fecham os portões as 17h, então você precisa chegar ali por 16h. Termino esse texto com as lindas imagens da livraria El Ateneo.

IMG_1334IMG_1343IMG_1345IMG_1346

Você pode ler o livro, antes mesmo de comprá-lo, nesses luxuosos camarotes que foram transformados em salas de leitura:

 

 

Curtiu? Dê uma olhadinha nas outras atrações de Buenos Aires que recomendamos:

Dicas Buenos Aires

Buenos Aires – Caminito

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s