Museu Inhotim, MG

IMG_3235.jpg
Museu Inhotim, Brumadinho – MG

Fotos nunca conseguem transpor a experiência de estar em algum lugar. Será que algum dia a tecnologia irá avançar a ponto de podermos compartilhar experiências? Isso ajudaria um bocado com a empatia, não é? Mas isso é assunto pra um outro post, lá no Ideário Mutante.

Museu de Inhotim, quase deixei esse lugar fora do nosso roteiro! Ainda bem que não, ufa! Conhecer o paraíso em vida, é assim que eu explicaria esse lugar. Eu tinha visto algumas fotos na internet, mas elas pareciam banais. Um local com bastante espaço e umas construções artísticas um pouco estranhas na composição… nada de mais.

Na verdade talvez esse tenha sido o ponto, o local não me impressionou pela arte, mas pelo rico ecossistema em que a arte está inserida. Lagos, animais, flores, cheiros, cores… uma viagem psicodélica pela vida real. Esse foi o local favorito do Darin por aqui. Eu não consigo decidir entre esse lugar ou a mina que visitamos em Mariana (sou viciada em história). É difícil comparar esse dois locais: um que te faz se prender no presente com todos os seus sentidos ou um que te transporta ao passado, outras vidas, a imaginação vai longe. Farei um texto para cada um. Eles merecem.

Inhotim, informações descritivas do parque vocês encontraram no próprio site oficial: http://www.inhotim.org.br/

Um resumão: atualmente (2018), por causa dos surtos de Febre Amarela no Brasil, eles estão exigindo a comprovação da vacinação contra a Febre Amarela – por uma sorte muito grande nós tinhamos ela em dia, tomamos há alguns anos atrás por causa de viagens e em 2017, por termos planos de entrar na Colômbia nessa viagem (país que exige a vacina) fizemos nossa carteira internacional de vacinação pra comprovar. E, como bons nômades digitais que somos, temos toda a nossa documentação online – acessível ao celular. Chegamos lá e mesmo com a surpresa do requerimento pudemos mostrar tudo no celular.  Na verdade, essa é uma dica de viagem que temos: tire uma foto de todos os seus documentos e tenha eles no email ou drive quando for viajar. Você nunca sabe quando vai perder os documentos ou ser roubado. Assim você pode comprovar sua identidade facilmente.

O local é um museu à céu aberto (com algumas galerias fechadas) e o acesso é gratuito nas quartas-feiras. Nos outros dias o ingresso é 44 reais a inteira. O lugar é simplesmente gigante e eles oferecem comprar a locomoção dentro do museu via carrinho de golf. Porém, eu SUPER recomendo você ir caminhando e experenciando esse paraíso. Descobrindo os animais caminhando entre os arbustos, sentindo os cheiros das plantas, o lugar é muito lindo. Nós caminhamos pelo local umas 3 horas + 1 hora de almoço e não conseguimos ver nem a metade.

IMG_3203.jpg
Esculturas em formas de banco – por Hugo França (essa escultura foi feita com as raízes de uma árvore)

O parque oferece muitos locais para descanso, abundantes opções de banheiro e comida, e também oferece repelente (gratuitamente). A caminhada alterna entre sol e sombra, mas majoritariamente sombra. Vá com calçados confortáveis e esteja preparado para caminhar bastante. O local é acessível para pessoas com deficiência física, pois eles oferecem opção de transporte motorizado.

O parque/museu parecia estar habitado por espécies alienígenas de plantas que eu nunca havia visto na vida, flora de vários cantos do mundo.

 

IMG_3293.jpg
Pata de Elefante, México

Umas árvores engraçadíssimas que pareciam ter saído de um livro do Dr. Seuss. Um jardim de contrastes intensos… podia ter sido um dos jardim que se perdera Alice, no país das maravilhas.

 

Borboletas, peixes, aves diversas e até um esquilo vimos. Quanto a arte, pudemos nos teletransportar e mutiplicar numa espécie de telecópio gigante e ter outras experiências que iludem nossa percepção.

 

Valeu muito a pena, uai! Não deixem de incluir na agenda quando vierem à Minas Gerais.

Ficou com alguma dúvida? Mande nos comentários.

Abraços!

 

IMG_3237.jpg
Bem-vindos ao paraíso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s