Aplicativos Que Usamos Em Nossa Viagem

A tecnologia tornou a vida nômade muito mais fácil e barata, mas mesmo para quem não pensa em se tornar nômade, viajar em geral se tornou muito mais cômodo, vou passar aqui as ferramentas e empresas que usamos nas viagens.

 

Nós alugamos locais onde a estadia terá mais de 3 dias de duração no Airbnb, que é uma plataforma que deixa hóspedes alugarem diretamente com o proprietário por um preço MUITO mais barato do que um hotel. Você pode alugar uma casa inteira ou um quarto, pode usar os filtros para escolher um lugar perfeito pra você, como mostrar locais dentro de uma faixa de preço, com ar condicionado/aquecedor, que aceite pets, que tenha estacionamento privado, etc…

Se você ainda não tem uma conta no Airbnb cadastra-se gratuitamenteusando este link www.airbnb.com/c/jackiee998 que você ganhará créditos pra usar na sua primeira viagem e eu ganharei um desconto na minha próxima reserva por indicar o site. Eu não recebi dinheiro para indicar o site, estou indicando pois usamos muito, adoramos e facilitou muito a nossa vida.

Uma prioridade pra gente na hora de fazer a busca de um local é ter estacionamento. Mas nós já percebemos que em algumas regiões é muito difícil encontrar um airbnb com estacionamento, então as vezes temos que ir e alugar um estacionamento privado na cidade. Estou dizendo isso para que você preste atenção na hora que selecionar um certo filtro no site, pois se aparecer poucas opções pode ter algo de errado. Você deve então fazer uma nova busca sem o filtro para ver se é uma problema de falta de opções naquela região ou se ela tem alguma peculiariedade que você terá de considerar.

Como trabalhamos pela internet, outra prioridade pra gente é boa e estável conexão de internet. Então bolamos uma mensagem padrão para enviar para os donos das casas para saber mais informações sobre a internet. Ela tem funcionado muito bem, até com aquelas pessoas que não majam nada de tecnologia e não entendem exatamente o que queremos, mesmo assim eles conseguem seguir as instruções e nos enviar as informações que pedimos. Nossa mensagem é algo mais ou menos assim:

Oi __________,

Gostamos bastante do seu apartamento, mas antes de reservar precisamos saber a velocidade da sua internet. Meu marido e eu trabalhamos pela internet, então essa questão é importante pra nós. Para saber essa informação, basta procurar da internet por SPEED TEST. Pode clicar no primeiro site que aparecer na sua busca, é gratuito e ele já fará a medição automaticamente. Precisamos saber a velocidade de upload e de download. Você pode tirar uma foto do resultado que aparecer na sua tela e mandar para mim? Não sei se a plataforma aceita enviar fotos, se não você pode procurar meu nome nas redes sociais para enviar por mensagem. Desculpe o incômodo, mas realmente é importante pra gente. Aguardo sua resposta.

Abraços, Jackie Erat Sleiter

O Airbnb infelizmente não aceita que você mande mensagens com foto, isso é algo que espero que eles mudem. Eles também não aceitam passar número de telefone, mas já percebemos que dá certo se você escrever o número por extenso, tipo: quatro oito nove nove, etc. Eu entendo que eles não querem que as pessoas usem a plataforma deles para divulgar suas casas de graça e depois que as pessoas dêem um jeitinho de passar seu contato e alugar fora da plataforma, fazendo um preço mais barato ou algo, mas minha opinião é a seguinte: Se o dono da casa/apartamento/espaço é trapaceiro a ponto de querer te oferecer o apartamento por fora, por que você vai confiar nele? A plataforma lhe dá uma segurança pois você paga para a plataforma e a pessoa só tem acesso ao dinheiro 24h depois do check-in. Ou seja, você pode chegar no local, fazer o check-in e cancelar a reserva caso a pessoa tenha feito uma propaganda enganosa.

airbnb AD
Organização da plataforma Airbnb – nossas últimas viagens

 

Também, os brasileiros têm que parar com essa mania de querer bancar os “espertos” e não pagar por bons serviços como Airbnb, Netflix e Spotify, pois daqui a pouco essas empresas se cansam da burrice e maladragem dos brasileiros e vão embora. Vão bloquear os serviços para nosso território assim como várias empresas já o fizeram, pois não conseguem receber honestamente pelo serviço que prestam – e adiciono que prestam um ótimo serviço e todos nós temos que entender que precisamos pagar por eles honestamente, sem jeitinho corrupto e ponto final. Acorda Brasil, as pessoas querem que os políticos sejam honestos e não são honestas elas mesmos no seu dia-a-dia.

Se alguém tiver dúvidas de como funciona o Airbnb entra em contato (vidaitinerantebr@gmail.com), tenho mais algumas dicas que não vou colocar aqui para o texto não ficar gigante. Tanto de como colocar seu imóvel para alugar como para quem quer alugar.

Quando nós vamos só passar uma noite ou um final de semana em um local, a melhor e mais barata opção que encontramos é o Booking. Pelo menos aqui na região Sul do Brasil e Uruguai. Conforme vamos viajando para outras regiões vou atualizar essa informação se encontrarmos uma plataforma melhor ou mais barata. Se você não tem uma conta com o Booking, vou passar aqui nosso link de indicação. É o mesmo sistema do Airbnb, se você se inscrever no site usando o nosso link, você recebe um desconto na sua primeira reserva e nós também recebemos um desconto na nossa próxima reserva por termos indicado. Use esse link: https://www.booking.com/s/34_6/1f5af14f

Eu tenho o programa de fidelidade KM de Vantagens dos Postos Ipiranga. Eles têm como parceiro o hoteis.com. Eu tenho muitos pontos para trocar e usar para hospedagem, mas até agora os preços do hoteis.com tem sido pelo menos o dobro do Booking (pode ser que seja diferente em outras regiões, vamos continuar pesquisando), então até agora não valeu a pena trocar os pontos.

Tendo esse plano de fidelidade Ipiranga, também pesquisei a possibilidade de instalar o ConectCar, que é um adesivo para colocar no carro e passar direto nos pedágios. A proposta é bem interessante, você paga 19,90 por mês e coloca créditos – o valor exato que você coloca na conta você pode ir descontando dos pedágios pelos quais você passa. Funciona em 100% dos pedágios nacionais e parece super fácil de usar, você pode colocar créditos nos próprios postos ipiranga ou por um aplicativo de celular. O pulo do gato que fez a gente desistir de contratar o serviço foi o seguinte: dor de cabeça para cancelar o adesivo. Não há fidelidade, então teoricamente você pode cancelar a qualquer momento. Nós vamos viajar pelo Brasil por alguns meses e depois quando sairmos do Brasil teríamos que cancelar, pois não vamos ficar pagando uma mensalidade sem usar. Para cancelar você precisa ligar para a central – não pode ser nos postos ou do aplicativo, algo que não faz o menor sentido, é só para dificultar mesmo. Após uma busca do Google ví dezenas de reclamações de usuários no Reclame Aqui com problemas para cancelar. Alguns indicando que tiveram que ligar mais de quatro vezes, outros que tiveram que esperar mais de 15 min na linha, outros que não conseguiram recuperar o saldo que ainda tinham na conta, etc. Nós usaríamos muito o serviço enquanto estivermos no Brasil, acredito que no mínimo vamos passar por uns 60 pedágios. Então a opção de você comprar o adesivo e não fazer o plano fixo, ir pagando 10% para a empresa do valor que você coloca de crédito, não vale a pena, pois vamos acabar pagando mais de 20 reais por mês para a empresa. Até agora nunca ficamos mais de 3 minutos numa fila de pedágio, então nosso entendimento é que realmente não compensa. Talvez em outras partes do Brasil isso vai mudar, mais filas… e então mudaremos de ideia. Mas parece que o sistema só faz sentido para alguém que passe diariamente ou semanalmente em um pedágio, para trabalho ou algo assim.

TripAdvisor é outra plataforma que possibilita que você busque passagens áereas, ingressos de atrações turísticas e hotéis. Até esse momento, em termos de preço, só fez sentido usar a plataforma para comprar ingressos e ver avaliações sobre locais e restaurantes. Porém, sempre incluimos ele na busca para usar de comparativo pois a plataforma tem melhorado bastante continuadamente. Para avaliações eu não conheço melhor local! Pois você até pode ir visitar o perfil dos usuários ou ver os selos deles para ter uma ideia do quanto aquela pessoa sabe do que está falando. Por exemplo, se ela mora na região e dá uma avaliação, penso que ela conhece aquele lugar comparado com os outros da região e é uma avaliação um pouco mais confiável do que alguém que visitou rapidamente o local uma vez. Ou se é um viajante experiente que viajou para vários estados e países, ele tem uma bússola de comparação mais calibrada, etc. Super recomendo esse site! Principalmente para restaurantes, pois há muitos restaurantes com mal atendimento e péssima comida que se você apenas usar o tradicional “vamos dar uma caminhada no centro e ver um restaurante que esteja cheio” não dará certo e você entrará numa fria. Pois o local é tão bem localizado e a cidade é tão turística que todos ali sentados são turistas comendo ali pela primeira vez(não sabem se o local é bom); esses turistas foram atraídos por uma música ao vivo ou ambiente legal (ou seja, está cheio) pra depois descobrir que a comida e o atendimento são péssimos. Se esse for acaso e você der uma espiadinha no nome do local no TripAdvisor antes de entrar, você verá vários usuários reclamando disso e vai para outro local. Já aconteceu conosco – os dois casos: de não olhar, ir e se arrenpender; e de olhar antes de entrar, mudar de opinião e ir para um restautante melhor avaliado e adorar.

Tem algo em comum entre todas as ferramentas e sites que estamos indicando (Airbnb, TripAdvisor, Booking), você consegue perceber o que é? São sites que aproximam os proprietários dos consumidores. Eles facilitam o processo de busca e pagamento, tiraram a burocracias de empresas tradicionais como imobiliárias e tornaram tudo digital e simples – de um jeito que os próprios proprietários e consumidores podem gerenciar seu uso com transparência. Eles também contam com a opinião dos usuários num sistema de avaliação para manter a qualidade dos serviços prestados – feitos pelas pessoas para as pessoas. Assim a opinião do usuário fala mais alto do que campanhas de marketing milionárias, é muito legal!

Ainda ficou com alguma dúvida?? Entra em contato com a gente pelo vidaitinerantebr@gmail.com.

Em breve vamos fazer outro artigo sobre dicas e ferramentas que nos auxiliam no trabalho remoto. Abraços!

 

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s