Selo “Balde de Água Fria”

Olá Itinerantes Digitais,

Trago pra vocês uma lista um pouco inconvencional. Ao invés de “os melhores”, “os mais bonitos” e todos os superlativos tão comumente utilizados em blogs de viagem, vou trazer um pouco daqueles momentos que a expectativa é maior do que a realidade: os momentos “balde de água fria”. Essa será uma lista continua que vou atualizando enquanto formos viajando e conhecendo outros pontos super famosos.

  1. Cristo Redentor, Rio de Janeiro

IMG_5017

Sou de Santa Catarina e cresci em Brusque, cidade sede da Havan – uma loja de departamento que hoje é bem conhecida e está espalhada por todo o Brasil. A loja tem uma super reconhecida estátua que se parece com uma réplica da Estátua da Liberdade americana. Essa estátua em Brusque tem cerca de uns 30 metros, mais o pedestal que deve ter uns 5 metros no mínimo.

Então quando eu assistia imagens do Cristo Redentor na TV eu imaginava uma estátua enorme e imponente. Contudo, quando cheguei lá me deparei com algo que parecia a estátua da Havan da minha cidade, pois a estátua do Cristo tem apenas 38 metros (risos).

Tudo bem, a estátua do Cristo é linda, cheia de símbolismo e seu diferencial é estar em cima de uma montanha maravilhosa com 710 metros, o Corcovado. Mas eu me decepcionei muito com o tamanho da estátua em si, que sempre imaginei bem maior em minha cabeça.

Uma curiosidade pra você leitor: A maior estátua do Brasil é uma das estátuas da Havan, na unidade localizada em Barra Velha, SC. Ela levou 10 meses para ser construída e foi esculpida por uma equipe de 30 pessoas liderada pelo artista plástico Vanderlei Ferreira de Miranda. Ela tem 57 metros de altura, já a Estátua da Liberdade americana tem 93 metros.

2. La Mano de Punta del Este

IMG_2238

Ao ver as fotos dos turistas junto a dedos que emergem da areia eu imaginava um cenário de kilômetros de areia… umas dunas quem sabe? Um cenário mais inóspito. (SÉRIO: faz uma busca do Google por imagens de La Mano de Punta del Este e veja o que aparece).

Ao chegar lá [efeito sonoro de decepção]. Paramos o carro ao lado de uma rodovia de três pista com fluxo intenso de veículos e caminhamos 10 metros para encontrar um mocumento que nem areia tinha direito – a prefeitura construiu uma plataforma de madeira para acomodar os turistas. E por falar em turistas, eram tantos que não conseguimos pegar uma foto decente de frente que aparece os cinco dedos da mão… Assim, valeu a pena passar conhecer, é um monumento interessante. Mas bem diferente do que eu esperava. Observe a foto abaixo:

 

IMG_2237
La Mano de Punta del Este

 

 

To be continued…

Mas assim galera, tomo total responsabilidade por minhas expectativas. Ninguém me prometeu algo diferente do que existia. Foi algo que construi por meio das fotos que ví sobre o local. É importante ler sobre o local mais a fundo, ver vídeos da região… pois as fotos são um recorte da realidade e podem enganar muito. Vale sempre lembrar:

decepcao

 

 

E você? Já passou por um momento “Balde de Água Fria”??? Conta pra gente!

 

 

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s