O Maior São João Do Mundo!!!

Sabe onde fica o Maior São João do Mundo? Campina Grande, na Paraíba.

20180609_192028

Vou fazer uma comparação com a Oktoberfest de Blumenau, pois é outra festa popular folclórica muito conhecida. Então pode servir de referência para que o leitor imagine as proporções dessa festança!

Screen Shot 2018-06-19 at 21.24.04
Comparação Oktoberfest e São João de Campina Grande

Como você pode observar na imagem acima, a festa só começa a noite. Assim, durante você pode passear em dois locais tradicionais: a Vila São João e a Vila do Artesão. O artesanato da Vila São João é de ótima qualidade. Sabe quando você vê que algo foi feito com carinho e perfeição? Vale a pena, alta qualidade e barato!

Conheci o Sr. Assis, bancário aposentado que faz um trabalho incrível usando elementos da natureza. Ele diz: “Faço isso porque gosto, isso não dá dinheiro não”. E explica sobre tudo e nos pergunta sobre tudo, gosta de papear. Olha que rico o seu trabalho:

IMG_6071
Vila do Artesão, Campina Grande

A casa do sertão, com a cisterna que coleta água da calha. A foto que ele tirou e fez de fundo. Nos contou sobre a palma forrageira, planta que alimenta o gado no sertão. Sobre a peste que dizimou essa planta, efeito colateral de um corante, cochonilha. Sr. Assis vai contando “O nome desse cactus do lado da cisterna é Mandacaru, como aquela música, conhece?” Além de aprender muito com o Sr. Assis, também aprendi que existe algodão naturalmente colorido. Vimos um pé de cor marrom, mas aprendemos que há outras cores como verde e vermelho. Quer saber mais sobre esse algodão? Dê uma olhadinha nesses links abaixo:

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/algodao_colorido_e_organico_no_sertao_da_paraiba.html

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2565547/algodao-colorido-conquista-mercado-internacional-de-moda

Agora me conta, quando você pensa em São João, o que vem à sua cabeça???

Que tipo de comida? Bebida? Música?

Suas respostas já vão denunciar indícios de onde você é!

Como eu sou do sul e junho é um mês frio, quando eu penso em São João eu penso em pinhão e quentão! Também penso em caldinho de feijão, pipoca, cachorro quente, paçoca e produtos feitos de amendoim.

Antes de ir para a essa festa eu pensei comigo: gente, será que aqui nesse calor vai ter quentão? O Darin e eu decidimos perguntar, mas já pensando que provavelmente não. E foi bem engraçado ver a reação dos vendedores quando eu perguntava se eles vendiam uma bebida chamada “quentão”. Várias caras de surpresa. Alguns logo diziam: “Não tem não”; outros diziam: “Vai o que? Talvez a gente chama de outro nome”; Parei quando um deles me falou: “Ixxx, cê é do sul, não é? Cê não vai achar isso aqui não. Que dó, todos os anos tem alguém do sul me pedindo isso!” hahaha

Mas sabe que na verdade nem combina ter quentão por aqui, não ia fazer o menor sentido tomar aquela bebida quente nesse clima. Para você leitor que não sabe o que é quentão, clique aqui para ver a receita, é muito saboroso. Agora, amantes do quentão, não desanimem de curtir um São João aqui no nordeste, as caipirinhas de frutas regionais que eles fazem são ma-ra-vi-lho-sas! Vou compartilhar algumas dicas com vocês. Então, por mais que eu goste do sabor da cachaça, na minha opinião ele compete com o sabor da fruta. Como eu queria experimentar o sabor da fruta mesmo, gostei mais das versões que tomamos com vodka mesmo, pois o sabor é mais neutro. Eu também não gostei muito das versões que eles acrescentaram leite condensado, pelo mesmo motivo, por tirar o sabor da fruta. A fruta que mais gostamos foi o Umbu. A pinha é super saborosa, mas um pouco enjoativa de tão doce.

Aconteceu uma coisa muito engraçada quando a gente estava comprando bebidas. Quando o Darin recebeu o copo dele, chegou um rapaz que estava sozinho, já aparentemente alcolizado, com um copo vazio na mão e abordou o Darin. O Darin não entendeu o que estava acontecendo e ficou ali tentando entender as palavras que o rapaz dizia. O rapaz, frustado com a demora do Darin, saiu e bediu bebida para outra pessoa de outra barraca seguinte e recebeu. Achei hilário, pois já ví muita gente pedir dinheiro, mas pedir bebida assim na cara dura eu nunca tinha visto! (rs) Mas o mais engraçado foi a cara de confusão e descrença do Darin quando ele me perguntou depois: Aquele cara queria a MINHA bebida? hahahaha Quase como pedir chocolate de criança (rsrs)

Vou colocar algumas fotos para que vocês vejam a grande variedade de opções de comida que a festa oferece, só para deixar vocês com água na boca e para que vocês imaginem que cheirinho maravilhoso estava pelo ar enquanto caminhávamos.

 

Comida caseira, pamonha, macaxeira frita… mas o que me chamou a atenção e eu queria destacar para vocês são: Milkshake de cachaça e o “calamare” – melhor coquete de camarão que eu comi na vida, servido pelo Bar Deck 3.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a organização do palco principal, onde ocorre os shows mais famosos. Nós chegamos antes do início do show, então conseguimos ver que haviam vários vendedores de bebidas distribuídos à alguns metros uns dos outros, cada um com sua própria caixa térmica. Achei genial! Pois assim não fica aqueles vendedores ambulantes te empurrando durante o show, passando com um isopor. Sério gente, temos que copiar essa ideia, genial! Deem uma olhadinha na foto. Depois que as pessoas ocupam o espaço você não vê mais as caixas térmicas, fica cheio. Mas você sabe que onde quer que você esteja, haverá alguém vendendo bebidas perto de você.

20180609_191736
Organização para venda de bebidas durante o show

Foi muito gostoso participar dessa festança! Geralmente na segunda semana da festa acontece o concurso de quadrilhas, uma festa a parte. Grupos profissionais, com mais de 100 integrantes, figurino glamuroso e apresentações impecáveis.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a festa, confira o site oficial: https://saojoaodecampinagrande.com.br/programacao/

Feliz São João à todos e Viva a diversidade!

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s