Impressões De Cada Local Que Visitamos

[POST CONTÍNUO DE TODOS OS LOCAIS QUE JÁ PASSAMOS. OS MAIS RECENTES FICAM NO TOPO. PARA FACILITAR SUA BUSCA POR UM LOCAL ESPECÍFICO, PRESSIONE AS TECLAS “CTRL” + “F” SIMULTANEANTE PARA ABRIR UMA CAIXA DE BUSCA E DIGITE O LOCAL DO SEU INTERESSE]

trecho ate palmas
Trecho já percorrido

Vou deixar de forma resumida nossas impressões de cada local, para saber mais clique nos links com mais informações =)

Parada 9: Jalapão

Jalapão está na nossa lista entre os locais mais irados do Brasil. A experiência de flutuar em um fervedouro é incrível, só sentindo para saber.

Vários viajantes que dirigiram por esse Brasilzão já deram ao Jalapão o título de pior estrada do Brasil. A viagem até lá é muito cansativa, mas vale a pena.

Vá com passeio por agência. Isso é algo que eu raramente recomendo. Sempre preferimos fazer os passeios por conta própria, mas no Jalapão o risco de algo dar errado é muito alto e você vai perder muito tempo para pegar o jeito e se encontrar. Depois de você ir uma vez e conhecer as manhas do lugar, tudo bem alugar um 4×4 (bem alto!!!) e ir por conta própria. Não recomendo de jeito nenhum ir com carro próprio. Você vai gastar bastante com manutenção depois, vai ter que fazer balanceamento, alinhamento, talvez trocar algumas peças… na melhor das hipóteses. Não vale a pena.

Passeios imperdíveis? Fervedouro Encontro das Águas (é o mais forte), Cachoeira da Formiga, nascer do sol no Morro do Espírito Santo, Dunas e Lagoa do Japonês. Algo que não é imperdível, mas realmente recomendo é ir conhecer o artesanato com capim dourado da comunidade Mumbuca.

Melhor período para ir? Dez, Jan e Fev – muita chuva; Jul, Ago e Dez – muita gente; Outros meses são melhores.

Internet? Em toda a região a internet é horrível, foi necessário ficar em Palmas. Mas a maioria dos passeios com as agências de turismo partem de Palmas, então é tranquilo.

Período que visitamos: Abril de 2018


Parada 8: Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é um local de fácil acesso de carro. Não tem boa opção de transporte público, mas os residentes usam muito o sistema de caronas (e os turístas, principalmente mochileiros, também). A maioria dos passeios tem acesso com um ótimo asfalto e há boa sinalização.

Posso descrever a Chapada dos Veadeiros como o paraíso das trilhas e cachoeiras. É um local bem tranquilo, meio hippie e oferece boa estrutura aos visitantes.

Passeios imperdíveis? As cachoeiras mais diferentonas são: Santa Bárbara (pela cor turquesa da água), Segredo (trilha difícil e longa, cachoeira impressionante pela altura e paredão) e Cânions (pelo visual e pedras). Fora as cachoeiras, o visitante não pode deixar de conhecer o Vale da Lua, é um lugar muito diferente e único.

Melhor período para ir? Do meio para o final do período de seca. A seca é de maio a novembro, então de junho a novembro são os melhores meses. Isso é importante, se você for na época de chuva muitos passeios estarão interditados por risco de tromba d’água. Quando fomos pegamos a transição entre o período de chuva e seca, então as cachoeiras estavam bem cheias e as trilhas bem floridas. Mas essa quantidade enorme de água atrapalha os banhos de cachoeira (que ficam mais perigosos) e clareza da água.

Internet? Foi muito difícil achar uma internet minimamente forte para trabalharmos. Por isso ficamos apenas 1 semana. Bem no centro de Cavalcante pega boa internet no chip da vivo, mas só bem no centro mesmo.

Período que visitamos: Abril de 2018


Parada 7: Brasília

Brasília é uma cidade estranha. Na parte do plano piloto, tudo foi projetado com um enorme espaço entre uma construção e outra, fazendo o uso de transporte com veículo motorizado quase uma exigência.

Ao mesmo tempo que causa estranhamento, Brasília tem uma arquitetura incrível. Recomendo um city tour nos principais prédios.

Há hotéis e restaurantes muito bons, estruturalmente falando. Nos lembrou os Estados Unidos na estrutura projetada entre a década de 60 e 80. Recomendamos o restaurante TAJ Bar e o cine Drive-In, que é um cinema onde você entra com seu carro e assisti o filme dele.

Passeios imperdíveis? Os principais prédios: os palácios do governo, os ministérios, a Esplanada, a Procuradoria da República, etc.

Melhor período para ir? Não que saibamos

Internet? Boa. Atente-se que a cidade de Brasília é hoje muito maior do que a parte projetada. Recomendo que você fique dentro da área do plano piloto.

Período que visitamos: Abril 2018


Parada 6: Minas Gerais

Não visitamos nenhum dos parques de preservação ambiental, ficou para uma próxima oportunidade. Visitamos Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Mariana.

Belo Horizonte é a rainha dos botecos. Eu fiquei impressionada com Buenos Aires, que mostrava no Tripadvisor que havia cerca de 1300 bares e restaurantes.  BH tem o mesmo número, só que tem a metade da população e recebe bem menos turistas do que BA. Então isso aponta para a cultura butequeira de BH, aliás, todo ano tem um concurso de comida de buteco. Então se prepare para comer comida boa, não esqueça de provar o queijo e o doce de leite. Assim como Uruguai, MG tem lacticíneos muito saborosos.

Passeios imperdíveis? Inhotim, Mina de Passagem, Centro Histórico de Ouro Preto

Melhor período para ir? Não que saibamos. Há um festival cultural muito legal que ocorre em Ouro Preto no feriado de Tiradentes, dia 21 de abril. É necessário fazer reserva de hospedagem com antecedência para essa data, pois é muito popular.

Internet? Encontramos boas opções apenas em BH.

Período que visitamos: Março de 2018

Vídeo dos melhores momentos em MG


Parada 5: Brusque

Brusque fica num vale, entre montanhas. É extremamente quente e abafada no verão, pois não há circulação de ar. Tem uma mistura entre influência italiana e alemã. Recomendo provar um bolo chamado “cuca”.

Passeios imperdíveis? Passe por dois parques para poder conhecer a estrutura que a cidade oferece. O Parque Sesquicentenário, para observar a influência germânica nos prédios governamentais. E o Parque das Esculturas, que denota a forte veia cultural da cidade.  Se tiver interesse em compras de roupa, FIP e Stop Shop são as opções mais famosas para o varejo. Vá até o Hotel Monthez para ter uma vista da região central da cidade, e nas quintas-feiras eles servem um delícioso café colonial.

Melhor período para ir? Em outubro para poder conhecer a Fenarreco, festa típica. Evite visitar entre dezembro e março, que são os meses mais quentes.

Internet? Geralmente boa na região central (Centro, Santa Rita e Santa Terezinha). Em outros bairros consultar com mais atenção.

Período que visitamos: Março de 2018, mas eu residi em Brusque por 11 anos. Então minhas dicas são baseadas em uma vivência mais longa.

Vídeo dos Pontos de Interesse na Região de Brusque


Parada 4: Buenos Aires

A cidade é dinâmica e oferece um milhão de coisas a se fazer ao mesmo tempo que é bem arborizada e oferece ótimo contato com a natureza. Você ponte encontrar qualquer tipo de comida que quiser. O Tripadvisor lista mais de 1300 opções de restaurante, 25% deles estão localizado no bairro Palermo.

Passeios imperdíveis? Um show de tango; El Caminito; e El Ateneo Grand Splendid

Melhor período para ir? Não temos nenhuma recomendação sobre melhor época

Internet? Complicada, mas há muitos coworkings

Período que visitamos: Fevereiro de 2018

Vídeo dos Melhores Momentos de Buenos Aires


Parada 3: Uruguai

Mesmo na alta temporada do turismo a impressão que dá é que há uma estrutura muito maior do que o número de pessoas que ocupam os espaços. É um lugar tranquilo. A água do mar não é cristalina nem quente, mas é limpa. Todas as “puntas” lhe permitem assistir um lindo pôr do sol: Punta del Diablo, Punta del Este, Punta Ballena, Punta Carrera, etc. É muito fácil e tranquilo dirigir e transitar pelo país.

Passeios imperdíveis? Punta Ballena (Las Grutas, CasaPueblo e pôr do sol) e Colônia Del Sacramento. Se for no período de Carnaval, não deixe de assistir uma murga no Teatro de Verano (Montevidéu).

Melhor período para ir? Para curtir uma praia é melhor ir no verão. Não é superlotado como o verão Brasileiro, é tranquilo. Recomendo ir na época de carnaval (cerca de 2 semanas antes da terça-feira de carnaval).

Internet? Nas proximidades de Montevidéu é tudo fibra óptica de alta velocidade.

Período que visitamos: Entre Dezembro de 2017 e Fevereiro de 2018

Vídeo sobre impressões do Uruguai

Vídeo sobre o carnaval no Uruguai – o carnaval mais longo do MUNDO!

Dirigindo pelo Uruguai: trechos irados para adicionar a sua rota!


Parada 2: Porto Alegre

IMG_2351

Cidade grande e trânsito beeem complicado. Não curto muito cidades grandes, me intimidam. É muito legal ver as pessoas com o chimarrão em todos os lugares: no carro, caminhando na rua, sentados no parque, na fila do mercado, é uma loucura. Parece muito com o Uruguai, é impressionante. Para você ter uma noção da importância do chimarrão, nos postos de gasolina há uma máquina específica da qual você pode retirar água quente. Além do chimarrão, não deixe ir comer um churrasco fogo de chão.

Passeios imperdíveis? Praça da Liberdade + Feira e pôr do sol sob o Rio Guaíba (qualquer lugar na orla do rio entre o gasômetro e a Fundação Iberê). Minha dica é se hospedar próximo de um desses dois passeios.

Melhor período para ir? Não. No frio você vai conseguir comer mais e tomar chimarrão, então talvez seja melhor no inverno (risos)

Internet? Várias opções de hospedagem e boa internet

Período que visitamos: Dezembro de 2017

Vídeo Melhores Momentos em Porto Alegre


Parada 1: Região de Gramado

Gramado e Canela são cidades pequenas e turísticas, bem próximas uma da outra. Dá para conhecer as duas na mesma viagem tranquilamente. Impressão de cidade de interior mesmo.

Caxias do Sul é uma cidade industrial, muito similar à Brusque, mas maior. Eu pensava que eu conhecia cidades montanhosas, oh doce ilusão. NUNCA estive num lugar com terreno tão irregular quanto Caxias do Sul. A existência de construção civil na área já é motivo suficiente para visitação (risos).

Muita comida boa em toda região. Obrigatório ir à uma galeteria, uma vinícula e um café colonial. Eu particularmente não gosto do chocolate de Gramado (já provei várias marcas) e não entendo por quê ele é famoso.

Passeios imperdíveis? Cachoeira Caracol, Catedral de Pedra (de Canela) e Pinheiro Multissecular.

Melhor período para ir? Amamos termos ido durante as apresentações de Natal (Outubro – Jan), recomendamos. É mais cheio e mais caro, mas consideramos que valeu a pena.

Internet? Só encontramos boas opções em Caxias do Sul, por isso ficamos por lá e então fizemos nossos passeios aos arredores no final de semana.

Período que visitamos: Novembro de 2017

Vídeo Melhores Momentos Serra Gaúcha

 

1 Comments

Deixe um comentário