Você Sonha Com Uma Vida Com Mais Novidade???

mapa aqui

Tem gente que coloca na resolução de ano novo “ter uma vida mais saudável”, mas não muda em nada a sua rotina. Há uma frase atribuída à Einstein muito pertinente a esses casos:

“Loucura é fazer as mesmas coisas e esperar um resultado diferente”.

Tem gente que faz inscrição na academia, mas não frequenta. Além de iniciativa você precisa de “acabativa”.

Então não basta ter a intenção sem ter a ação. E se a ação que estamos fazendo não gera o resultado que esperamos, temos que mudar a ação e não simplesmente esperar um milagre. Você quer mesmo ter mais novidade em sua vida?

Então não se esconda atrás de desculpas. Tempo, dinheiro, etc. Não se compare com os outros, os outros conseguem porque… eu não consigo porque… a pergunta-chave é: COMO eu posso ter mais novidade em minha vida mesmo com minha situação atual de tempo e dinheiro?

A oportunidade geralmente não vai cair bonitinha no seu colo. Você vai ter que PARAR, mudar sua rotina, e incluir aquilo que você quer mudar. Não é depois que você terminar a faculdade, depois de os filhos crescerem, depois… comece a mudança agora. Se você quer ser mais saudável, você não precisa mudar tudo ao mesmo tempo. Mude um hábito de cada vez. Talvez você realmente não tenha tempo de ir à academia, mas você pode substituir o elevador pela escada. Talvez você não consiga comer mais saudável todos os dias, comece com um dia na semana.

“Viver não é esperar a tempestade passar… é aprender a dançar na chuva” Vivian Grace

A vida acontece todos os dias, não só nas férias ou nos fins de semana.

Já dizia Charlie Brown Jr:

Image result for o cachorro quente mata a fome tanto quanto o caviar

Comece pequeno e cresça com o tempo. O importante é o movimento. Tem gente que nunca viaja, mas sua primeira viagem ter que ser para Europa. Não consegue enxergar todos os locais interessantes para conhecer na sua cidade, região ou país.

Você não precisa se tornar um nômade, fazer um intercâmbio ou sair de férias para encontrar novidade.

Aposto que muitos turistas conhecem sua região melhor do que você! E o que te impede? Minha hipótese é o eterno pensamento de “um dia eu faço”. Se você não marcar na sua agenda as coisas que você QUER fazer, você corre o risco de ter a agenda cheia de coisas que você não quer fazer, mas sente que precisa.

Marque ai na sua agenda para ir à um local novo um final de semana por mês. Se você tem acesso a internet e está lendo esse texto, você também pode ir no site do TripAdvisor e colocar o nome da sua cidade (ou uma cidade próxima) e encontrar pontos interessantes a conhecer.

Outra opção além do Tripadvisor é buscar no Google o nome da sua cidade ou estado mais a palavra “turismo”. Você pode encontrar muitos lugares legais ai pertinho de você. Ir naquele restaurante que você sempre passa na frente, sempre teve curiosidade, mas “um dia você vai conhecer”. Coloque esse dia na sua agenda e faça ele acontecer. Não precisa ser no seu aniversário ou “data importante”. A vida é importante, todos os dias.

Se tem algo que essa viagem está nos proporcionando é viver mais no presente. A constante mudança nos lembra que o “depois” pode não acontecer.

Você pode ter perdido a oportunidade de frequentar seu lugar favorito em sua cidade por anos, pois você ainda não o conheceu. Anos de “aquele lugar parece legal, algum dia vou conhecer”. Sabe aqueles lugares que você virou fã de carteirinha? Aqueles que foram palco de vários momentos de diversão da sua vida? E se você não os conhecesse, nunca tivesse ido lá pela primeira vez?

Depois que viramos adultos passamos a escolher os locais que frequentamos. Antes dessa idade, somos submetidos às escolhas de nossos cuidadores. Qual cidade moramos, qual escola frequentamos, o que fazemos nas horas livres, qual restaurante vamos, etc. Muita gente cresce e simplesmente continua a reproduzir os hábitos que aprendeu, sem nunca questionar: será que essa cidade supre minhas expectativas? Será que aquele restaurante do outro lado da cidade não vai se tornar o meu favorito?

Vou contar um pequeno exemplo da nossa viagem. Perguntamos ao motorista do uber, nascido e morador por toda a sua vida da cidade onde estávamos, se havia alguma apresentação de quadrilha ou festa junina para conhecermos na cidade. Ele respondeu que não, só em Campina Grande, uma cidade que ficava há 120km de distância. Depois, em menos de 10 min de pesquisa na internet descobri que havia na cidade um grande concurso de quadrilhas, já estava na sua vigésima segunda edição. Fomos e era uma grande festa. Como pode que esse motorista com quem conversamos não saber disso? A resposta é que o mundo é do tamanho da nossa bolha. Só conhecemos o que está dentro dela. Cabe a nós atualizar nossas informações e aumentar nossa bolha. Eu fui pesquisar justamente pois aprendi que não posso confiar 100% nas informações passadas pelos nativos.

Em um outro exemplo, perguntamos ao porteiro do prédio onde poderíamos colocar o lixo reciclável. Ele respondeu simplesmente que ninguém separava o lixo, aquilo não existia na cidade. Na primeira vez que saímos caminhar percebemos que literalmente em frente ao prédio havia uma grande lixeira destinada à lixo reciclável. Todos os dias, exceto domingo, passava o caminhão da coleta seletiva recolhendo o conteúdo dessa lixeira. Um objeto enorme com clara demarcação, cujo o porteiro podia ver da sua cadeira na portaria, como é que ele nunca percebeu que as pessoas separavam o lixo reciclável na cidade? É a bolha, a falta de interesse. Não vemos o mundo da maneira que ele é, vemos da maneira que nós somos – a informação que temos, nossas crenças, etc.

E você? Quer mais novidade em sua vida?

O momento é agora e o local é exatamente onde você está.

Abraços!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s