Curiosidades Sobre os Locais Que Conhecemos

Nossa Rota

Sabe aquele sentimento de que uma informação é trivial, todos sabem, conhecimento geral? E como ele é confrontado quando aparece alguém que nunca ouviu falar daquilo?

Poisé, quanto mais você viaja e interage com pessoas de outras culturas mais você percebe como essa história de conhecimentos gerais é parcial. Por exemplo, meu marido é americano e não sabia quem era o Silvio Santos. Ter que explicar para ele quem era o Silvio Santos dava aquela sensação de “como assim ele não sabe quem é o Silvio Santos?”.

Dessa mesma forma, nessa viagem vamos conhecendo famosas histórias que não tínhamos conhecimento e muitas vezes eu percebo no olhar das pessoas a sensação de “como assim você nunca ouviu falar sobre isso?”, a mesma que já dispensei ao Darin. E então ouvimos a pessoa nos contar com entusiamo e agora vamos trazer as principais curiosidades que aprendemos. Claro, depois de dar uma checada básica no quanto de lenda versus veracidade havia nelas.

Uruguai

Possui o Carnaval mais longo do MUNDO! 45 dias! Fiquei chocada, nem ao menos sabia que eles celebravam o Carnaval com uma festa oficial.

Minas Gerais

Em 1750 Ouro Preto era a cidade mais populosa DAS AMÉRICAS! Ela possuia cerca de 80 mil habitantes. Nessa mesma época, Nova Iorque tinha apenas metade desse número e São Paulo só 8 mil. Nesse período MG produzia metade do ouro do MUNDO.

IMG_3403

Paraíba

A cidade de João Pessoa, mais precisamente a Ponta dos Seixas, é o ponto mais oriental DAS AMÉRICAS!

IMG_6401
Ponto Mais Oriental das Américas

Em Campina Grande – Paraíba, ocorre a maior festa de São João do planeta, 30 dias de festa!

20180609_192028
Vida Itinerante no Maior São João do Mundo

O estado da Paraíba também é pioneiro no estudo e cultivo de algodão naturalmente colorido. Algo que pode revolucionar a indústria têxtil e seu impacto ao meio-ambiente.

IMG_6078 (1)
Algodão naturalmente marrom

Goiás

A Chapada dos Veadeiros é considerada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Ela está localizada em cima de uma grande placa de quartzo e sua luminosidade é [supostamente] passível de ser vista do espaço. Alguns sites indicam o local como ponto mais luminoso do mundo, mas a luz artificial das megacidades é bem mais forte do que a suposta claridade do quartzo.

http://www.7wonders.org/america/brazil/brasilia/chapada-veadeiros/

https://en.wikivoyage.org/wiki/Chapada_dos_Veadeiros_National_Park

Ceará

Fomos informados de que a Praia do Futuro em Fortaleza tinha o título de segunda com maior salinidade do mundo. Essa informação se mostrou falsa na nossa pesquisa, pois como você pode observar da tabela abaixo, os mares Morto, Aral, Vermelho e Golfo Pérsico têm salidade muito superior ao Oceano Atlântico. Essa teoria foi criada pois os imóveis da região possui uma depredação acelerada (Referência 1, Referência 2). A questão que parece fazer sentido é o vento. Toda essa região entre a Praia do Futuro e Canoa Quebrada possui um vento forte e constante. Assim, tendo forte maresia.

Screen Shot 2018-07-22 at 09.58.34

Enquanto moradores, percebemos que os imóveis da região estávam de fato bem deteriozados. Eu também percebi algumas mudanças em relação aos alimentos e nossa pele. Nossas bananas se estragavam o dobro mais rápido, mesmo sendo o mesmo tipo de banana que comprávamos em outros estados. Parece algo bobo, mais em 3 dias se não consumíamos as bananas elas apodreciam. Também percebi, especialmente em Canoa Quebrada, uma irritação cutânea (aumento da oleosidade da pele, acne e surgiram umas manchas mesmo), tudo isso sumiu em menos de uma semana que saímos da região. Simplesmente impressionante como pode haver um impacto tão grande e vísivel em tão pouco tempo.

Aprendemos sobre um importante personagem da história sobre o movimento contra a escravatura no Brasil, o Dragão do Mar.

Tocantins

Palmas foi a última cidade planejada do Brasil. O estranho é que parece uma cidade fantasma, pois moram hoje apenas 30% do número de pessoa para o qual a cidade foi planejada. Palmas ganha o nosso título de estradas com pior sinalização até agora. As estradas por lá tem design contra-intuitivo e não há sinalização. Isso é o que dá quando a estética se sobresai à função. Aquelas rotatórias são mais um problema do que uma solução.

Observe essa imagem: asfalto sem pintura e sem placa. Queríamos seguir à esquerda. Essa foto foi uma foto que tirei de um vídeo que estávamos fazendo da estrada, segundos antes de entrarmos na contramão por causa da esquisitice de quem planejou as estradas dessa cidade + falta de sinalização.

Screen Shot 2018-07-22 at 14.46.10

Nessa outra imagem, desenhamos o que eles esperavam que o motorista adivinhasse que ele tinha que fazer. Basicamente, tínhamos que adivinhar que essa estrada que até então tinha sentido duplo, tinha se convertido a um sentido único e que tinhamos que entrar a direita para pegar uma rotatoria 50 metros a frente e então virar a esquerda. A pessoa que projetou essa estrada NUNCA tinha visto uma rotatória na vida e não sabia como elas funciovavam – não é possível!

Screen Shot 2018-07-22 at 14.41.29

Ou explicado de outra forma, pois de fato é difícil de imaginar o que está acontecendo…

Screen Shot 2018-07-22 at 14.46.10

Foi aqui que apredemos que existe Jogos Olímpicos Indígenas.

Maranhão

O estado do Maranhão possui a terceira maior maré do mundo. Chega a haver uma diferença de 6 a 8 metros entre maré baixa e alta, a maior do mundo tem uma variação de 17m. Também, São Luís é uma região onde vários rios desembocam ao mar, combinado com a grande variação das marés, você consegue entender a característica das praias da região: água turva e areia batida (pois na maré alta a areia é pressionada e compactada pela água).

20180721_175948
São Luís, praia com areia batida (grande flutuação da maré) e lindo pôr do sol

E você? Tem alguma curiosidade do local onde você mora ou de um local que conheceu em viagem para compartilhar com a gente? ADORARÍAMOS saber =)

Gostou desse post? Mande seu feedback!

Abraços!


 

Para hospedagens de menos de uma semana usamos o Booking. Se você ainda não conhece esse site de reserva de hospedagem, clique aqui e faça sua conta gratuitamente. Já viajamos por mais de 14 estados no Brasil e esse é o site com menor preço que encontramos.

Para hospedagem acima de 7 dias nós usamos o Airbnb – um site que permite que você alugue hospedagem direto com o proprietário. Clique aqui para fazer sua conta gratuitamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s