Os Caça-internet!

Podemos ir pra qualquer lugar! Desde que ele tenha internet =)

Antes de começar essa viagem eu sabia que encontrar boa internet pelo interior do Brasil e outros países do América do Sul seria um desafio. Contudo, vejo uma transição ocorrendo e a melhoria do alcance do sinal de celular  e da internet. Para aqueles que vierem depois de nós, vou me atrever a dar um prazo de 5 anos, acredito que já encontrará um caminho bem menos árduo. MAS, enquanto estamos nesse cenário caótico, vou dividir com vocês nossa mina de ouro! Uma lista de casas para aluguel com especificações de internet como velocidade, tipo de conexão e provedor. Horas e horas de trabalho que tive para entrar em contato com cada proprietário – e em muitos casos ter que explicar como fazer um teste de velocidade de internet (rs).

*** Gente, eu não me responsabilizo por essas informações sobre internet. Essas foram as informações passadas para mim pelos anfitriãos (não fiquei hospedada em cada casa para saber a veracidade delas – no final nos hospedamos em uma). Também, cabe a você entrar em contato com o proprietário antes de reservar e checar se nada mudou. Essa lista é apenas um facilitador para sua busca. ***

Fico feliz que, pelo menos depois de muito trabalho eu tenha conseguido encontrar internet em todos os locais que tínhamos em nosso roteiro até agora. Em alguns casos temos que ficar em uma cidade que seja 2 – 3 horas de carro do atrativo que queremos visitar. Porém, como trabalhamos a semana toda e só saimos passear no final de semana, tudo bem. Mas chega de blá blá blá. Espero que essas informações possam auxíliar outros nômades digitais e se jogarem nas infinitas belezas naturais do nosso continente.

Clique no link da Região de seu interesse para ver as condições de internet que encontramos.

BRASIL

Ceará – Região de Canoa Quebrada, Fortaleza e Jericoacoa

Paraíba – Região de João Pessoa e Cabedelo

Vou abrir um parêntese para falar sobre nossa necessidade, o que definimos como boa internet. Pois há muitas pessoas que não entendem nossa necessidade e acham que é frescura. Falam assim “eu trabalho com internet ‘x’ e nunca tive problemas” ou “eu faço upload de vídeos pesados e dá certo” ou “eu consigo ver netflix e vídeos no youtube numa boa com essa internet”.

Nós vivenciamos uma situação bem peculiar, pois precisamos de uma capacidade de internet ali, em tempo real. Para pessoas que precisam fazer upload de fotos e vídeos na internet, eles podem deixar o arquivo carregando a noite toda se precisarem. Nós fazemos muitas videoconferências e precisamos que a internet dê conta do recado sem causar interrupções ou atrasos. Segundo nossos experimentos, isso que dizer uma velocidade de: Upload de no mínimo 0,9 – 1Mbps; Ping/Latency < 200; Download > 10Mbps. Também, não tivemos boa experiência com internet via rádio, então procuramos cabo ou fibra óptica.

Dicas ao trabalhar pela internet no Brasil:

  1. Use cabo ethernet, tenha um cabo de 20m com você, faz mais diferença do que você pensa! Vou fazer um breve experimento e vou mostrar o resultado do teste de velocidade da internet do local que estou agora sem o cabo e depois com o cabo ethernet:

 

internet palmas sem cabo
Resultado do teste de internet SEM cabo ethernet

 

internet palmas com cabo
Resultado teste de internet COM cabo ethernet

Por isso perguntamos onde está o modem e se teremos acesso à ele para conectar nosso cabo. Nesse caso das imagens acima, a internet é tão boa que não vai impedir que façamos nosso trabalho sem o cabo. Contudo, quando já estamos ali usando nosso limite mínimo de 1Mbps, o cabo salva nossa vida!

2) Ainda é muito comum no Brasil ter um modem de internet para o uso de várias famílias. As vezes 3 casas na mesma propriedade, ou três vizinhos num prédio, compartilham a mesma internet, dividindo o preço. Quanto maior o número de usuários menor a velocidade de internet. Então nossa dica é, antes de reservar o local, perguntar quantas pessoas usam essa rede de internet e onde fica o modem (para conectar diretamente com o cabo e para saber se o local que você alugar terá um sinal forte).

Boa caça à internet a todos os nossos companheiros de estrada!

 

2 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s