Os 5 Melhores Cenários para ver o Nascer e Pôr do Sol

Olá Itinerantes,

O nascer e pôr do sol são espetáculos da natureza que nos são ofertados de graça diariamente. Com a rotina de trabalho, muitas vezes só conseguimos aproveitá-los nas férias. Por isso, pensei em reunir aqui os melhores locais para assistí-los (que conhecemos), já que esse é um interesse em comum de muitos viajantes.

Enquanto casal, o pôr do sol também tem um significado especial para nós. Foi ao pôr do sol que o pedido de namoro e noivado foram feitos, e também o momento que oficializou nosso matrimônio.

FSCN0859
Pedido de Noivado Dez 2015

Sempre que possível assistimos o pôr do sol, então vou compartilhar aqui os 5 melhores locais que testemunhamos até o momento. Também vou deixar um link de acesso a uma planilha (final do texto) que traz os melhores locais de cada região que visitamos. Assim, podemos ir atualizando com passar do tempo e será um documento de fácil compreensão à quem quiser consultá-lo.

As fotos são os melhores registros que conseguimos com o equipamento que temos, mas tendo os nomes dos locais o leitor pode ir checar pessoalmente ou ainda buscar mais fotos da internet.

5º Litoral Norte Brasileiro: Maranhão, Piauí e Ceará

IMG_7746
Pôr do Sol em Preá, perto de Jericoacoara

Todo o litoral norte do Brasil têm um pôr do sol muito bonito. As cores ficam “cremosas”, com se estivessem sido pintadas num algodão doce – parece que há uma fina camada de nuvens que formam uma cortina entre nosso olho e os raios de sol. Pode ser que seja grãos de areia ou outro tipo de poluição típica desse ambiente. Seja o que for, torna os pôres do sol especiais.

Essa é uma foto em Preá, perto de Jericoacoa. Mas toda a região  compartilha de características similares que tornam o fenômeno especial. Por exemplo: São Luís, Atins, Lagoas dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parnaíba, Canoa Quebrada, etc.

4º Acima das Nuvens

Seja de um avião ou do topo de uma montanha, não se pode discutir a beleza de ver o sol de pondo ou nascendo sob uma cama de algodão. Uma mistura de sensação de paz com um arquétipo de paraíso, é simplesmente lindo.

Não tinhamos boas fotos que representassem essa categoria, por isso pedi à um amigo, Tom.  Recomendamos aos leitores darem uma olhadinha nas redes sociais dele, pois ele frequentemente organiza acampamentos acima das nuvens e tira fotos incríveis. Procurem por @photomfotografia. Uma provinha do tipo de cenário que ele pode te levar:

WhatsApp Image 2019-06-24 at 20.26.54
Foto do Tom @photom – Guia e Fotógrafo

3º Cordilheira dos Andes

Não é de se surpreender que esse paredão de montanhas de cume nevado proporcione o cenário perfeito para assistir a chegada e partida do sol. Ele refrata a luz de maneira diferente, uma dança de cores que hipnotizam o observador.

Faz sentido que as culturas de grupos indígenas das regiões de montanha tenham uma relação mais forte com o sol. Ele não apenas proporciona o calor necessário à vida, mas também cria performances visuais incríveis em contato com as montanhas. Um exemplo é o primeiro raio de sol a romper sob as montanhas, criando um holoforte de luz em algum ponto específico e que acaba sendo considerado sagrado. Outro é a maneira como os raios inundam os espaços entre as camadas de montanhas, nos dando a percepção de profundidade, tons mais escuros ao que está mais próximo e gradativamente mais claro ao se afastar… Montanhas e sol são elementos estreitamente relacionados à experiência humana nesse ambiente.

Você deve estar do lado leste da Cordilheira para ver o pôr do sol, ou seja, que o sol se ponha atrás dos Andes (exemplo, estar no lado da Argentina). Ou para assistir o nascer do sol, ao contrário (exemplo, estar do lado Chileno dos Andes), para que ele também esteja atrás dos Andes ao nascer.

20190622_184544
Pôr do Sol perto da Represa de Portrerillo

2º Ilha de Sanibel, Florida

Tanto o nascer quanto o pôr do sol podem ser apreciados da praia, devido a posição da ilha. Essa posição também possibilita outro fenômeno especial, o acúmulo de conchinhas trazidas pelas correntes marítimas.

As conchinhas são o símbolo da ilha, mas o rei sol não fica para trás. Espetáculos diários de nascer e pôr do sol que com certeza terão um lugar especial na memória de quem visita ao local.

Eu não sei por quê, mas o sol parece maior e mais vermelho desse horizonte.

IMG_1367
Pôr do Sol em Sanibel, Florida
IMG_1471
Nascer do sol em Sanibel, Florida

O Melhor, n 1º – Salar de Uyuni, Bolívia

A combinação de terras planas que alongam o horizonte e o reflexo das cores na água é difícil de competir. Para conseguir ver o salar com água é necessário ir no período de chuva, entre Dezembro e Abril. Em Janeiro e Fevereiro são os meses com mais água. Mas geralmente isso significa água demais. Algumas ilhas ficam fechadas a visitação (pois não há como chegar de carro) e também é difícil achar um trecho adequado para entrar e tirar fotos (não pode ser um nível de água muito alto). Assim, o mais indicado é ir entre final de fevereiro e março.

O nascer do sol foi mais bonito que o pôr do sol, vimos ambos.

Foi um momento daqueles que você se pergunta se está sonhando ou se aquilo está acontecendo mesmo.

Best uyuni sunrise
Nascer do sol no Salar de Uyuni, Bolívia

 


Essas imagens não fazem justiça à realidade – nunca fazem, não é? Mas espero que sejam inspiração suficiente para você ir ver com seus próprios olhos.

Aqui está a lista completa de melhores locais para assistir o nascer ou pôr do sol, dos locais que já passamos. Para saber por onde já passamos, veja aqui.

A maior parte de nossa viagem tem sido feita de carro pela América do Sul, com algumas excessões de viagens de trabalho ou para visitar a família que fizemos de avião.

Tem alguma sugestão de nascer ou pôr do sol para gente? Mande nos comentários =)

Talvez podemos criar um aba na planilha com sugestões que recebermos de vocês!

Se esse tipo de conteúdo interessa vocês, sinalizem para gente (curtam, compartilhem, mandem seus comentários) – isso nos ajuda a focar nosso tempo em trazer o que é mais relevante à vocês.

Grande Abraço

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s