Dicas Montevidéu

 

Montevidéu, a capital uruguaia, tem 22km de costa oceânica acompanhada de um calçadão contínuo chamado de “rambla“. A rambla é considerado o maior calçadão contínuo do mundo (referência).  É super gostoso passear de pé, de bike ou até de carro. Penso que é assim que deveria ser em outros países também – que todos tivessem acesso à beira-mar sua vista maravilhosa. Todos ganham, quem tem os apartamentos do outro lado da via ainda tem uma vista maravilhosa e a toda a população tem acesso à esse tesouro natural =)

IMG_0125
Rambla de Montevidéu

Fomos caminhando da Praia de Malvín até o farol de Punta Carrera, uns 8km. As praias tem areias creme, águas escuras e muito calmas. Nesse trajeto foi possível perceber por meio de monumentos a relação amigável que Uruguai com outros países pelo mundo (presentes de outras nações).

O Uruguai não é um país de praias de água turquesa, nem em Montevidéu nem a badalada Punta del Este. O que não quer dizer que a água seja suja. Em Punta eu entrei no mar e mesmo eu estando com água até o ombro eu conseguia ver meus pés. Então creio que a coloração da água tenha a ver com a cor da areia ou algum outro elemento, pois me pareceu muito limpa. Não sei se é o mesmo caso de Montevidéu, não entramos na água.

O forte do turismo do Uruguai parece não ser tanto as praias como o vinho e a culinária. Se bem que são praias com número de pessoas bem menor do que no Brasil (mesmo na alta temporada), uma tranquilidade cobiçada por muitos!

Aqui estão algumas imagens das principais praias da capital (na alta temporada).

20171221_192825.jpg
Playa de Malvín

 

IMG_0110
Playa Buceo
IMG_0137
Playa Pocitos

Muitas vezes o povo Brasileiro coloca o Uruguai em um pedestal, como se fosse um país economicamente estável (leia-se sem pobreza ou desemprego) e sem crimes. Isso não é real, é uma utopia. É um retrato comumente pintado pela mídia, principalmente pois o Uruguai está em plena campanha para atrair estrangeiros para vir morar em seu país, enquanto as taxas de emigração (Uruguaios indo morar em outros países) não para de crescer. Esse artigo fala com mais detalhes sobre o assunto e passa alguns dados estatísticos.

Nós tivemos nosso carro arrombado por lá, mesmo estando estacionado sem nada dentro e o porteiro do nosso prédio estava presente há menos de 50m do local do roubo. Então tenha cuidado como em qualquer cidade grande.

O turista ao vir visitar a capital uruguaia também precisa estar ciente dos altos preços de hospedagem, alimentação e atrações turísticas (que em sua maioria é cobrada em dólares). Quando se alimentando em restaurantes há em desconto de 10% aos turístas que pagarem com cartão (pode ser crédito ou débito). O desconto é maior do que nossa taxa de IOF que atualmente (2017) está em torno de 6%, então vale a pena.

Outra questão que vale estar atento a prática de gorjetas do país. No Brasil é comum haver uma “taxa de serviço” acrescida à conta, algo em torno de 10%. Aqui a gorjeta geralmente é dada fora a parte. O valor também fica em torno de 10% e ela geralmente é dado em dinheiro em espécie (efectivo, em espanhol).

Infelizmente, os preços altos com a alimentação não são exclusivos dos restaurantes, eles estão presentes nos mercados. Então mesmo que seu plano seja cozinhar suas refeições, você vai precisar fazer um cálculo de orçamento mais condizente com os preços daqui. Para uma base de comparação, o mercado aqui fica cerca de 35% mais caro do que Florianópolis. Esse site ajuda a calcular o custo de vida de vários países e pode te ajudar a planejar as despesas da sua viagem! A gasolina estava em média 5,25 reais por litro enquanto a média nacional Brasileira na mesma época estava 4,41 reais o litro (2018).

Nós gostamos bastante de ter visitado a capital Uruguaiana durante o Carnaval. Dica valiosa de uma amiga de lá. Porém, fora esse evento tão folclórico, preferimos a capital Argentina. A cidade que mais gostamos de visitar no território Uruguaio foi Colonia del Sacramento, que é um passeio possível de ser feito a partie de Buenos Aires, com um passeio de barco. Recomendo passar pelo menos 2 dias em Colonia del Sacramento.

Vou fazer um texto exclusivo sobre o carnaval, mas nossa dica geral é ir antes do feriado de carnaval em si. É só olhar a programação do Teatro de Verano. De modo geral, cerca de 1 mês antes do feriado de carnaval já há apresentações carnavalescas rolando. E se você pensa em visitar o Uruguai na virada de ano, dá uma olhadinha nessas dicas.

Dentre as possíveis atividades a se fazer, recomendamos essas:

  • Pôr do sol na Punta Carrera
  • Show de Tango no Baar Fun Fun
  • Experimentar os frutos do mar, há ótimos restaurantes de influência espanhola
  • Assistir uma apresentação de Candombe 
20180216_193915
Pôr do sol na rambla de Montevidéu

Para experimentar, nossas opiniões:

  • O chimarrão Uruguaio para mim foi o melhor (comparamos o chimarrão do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai). A planta do chimarrão Uruguaio é do Brasil, mas a preparação e consequentemente o sabor, são diferentes da erva vendida no Brasil;
  • Os doces – qualquer mercado parece uma confeitaria gourmet. A quantidade e variedade de doces impressionam. Há uma torta muito famosa chamada “Mil hojas”, que é feita com dulce de leche (ela é bem doce, mas com um café preto vai muito bem). Também há uns doces espanhóis bem populares que vale a pena provar, como o “turrón de Jijona”;
  • Não ví nenhuma diferença entre o churrasco Uruguaio e o Argentino. Valeu a pena provar, porém já aviso que os cortes são mais grossos e que mesmo pedindo “bem-passado” a carne vem meio cru por dentro. Mas é bem saborosa e servida com molhilhos que fazem toda a diferença;
  • Amei todos os laticíneos Uruguaios – o melhor doce de leite e queijo da vida! Mas colocamos concorrência com os produtos mineiros;
  • Chivitos – tem restaurantes que servem como um sanduíche e tem outros que servem apenas um filé com ovo frito e batata frita. Não achei nada demais;
  • As pizzas Uruguaias geralmente são finas e sem muito recheio. Porém, com esse queijo divino, ainda sim são maravilhosas, recomendo. Você pode pegar a massa na pizza feita de fainá ou pedir a fainá para acompanhar. Fainá é uma massinha feita de grão de bico. Sozinha é meio sem graça, mas com acompanhamento fica uma delícia;
  • Em cafeterias, sugiro provar um café da manhã (ou da tarde) que geralmente chama-se “té para dos” no menu.
IMG_1982
Té para dos

Resumo do itinerário para Montevidéu: encher a pança e ir caminhar na rambla! rsrs

Boa viagem pra vocês!


Em Agosto de 2019 recebemos uma notificação do Consulado Americano de que o alerta de segurança do Uruguai mudou do nível 1 para 2  (o mesmo nível do Brasil). Fiquem atentos a roubos em Montevidéu.
Fonte

Screen Shot 2019-10-28 at 22.43.53

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s